World Builders Guidebook

Mais cedo ou mais tarde, todo DM acaba querendo construir seu próprio mundo. Um exercício de criatividade que pode levar muito tempo de planejamento e dedicação.

A cada cidade, personagem, reino e região, o mundo vai tomando forma. Há algum tempo atrás, apenas escritores de livros e roteiros de filmes ousavam se entregar a tal tarefa. Com o advento dos RPGs e a popularização dos computadores, cada vez mais DMs e jogadores começaram a criar mundos fantásticos apenas pelo prazer da imaginação.

Uma mãozinha para a imaginação

Para ajudar no processo criativo, a TSR lançou em 1996 o World Builders Guidebook. O livro tem várias dicas que vão desde a abordagem do processo de criação passando por planetologia, geografia, sociologia, cidades e províncias e história e mitologia.

O livro é estruturado de para que seja lido de forma linear ou como um guia de referência rápida para ajudar no desenvolvimento de seu mundo. As últimas 32 páginas apresentam diversos templates que auxiliam na hora de organizar as idéias e colocar tudo no papel.

Abordagens

O primeiro capítulo descreve diversas abordagens para a criação. A que mais me chamou a atenção foi a Abordagem Microscópica, onde o DM parte de uma dungeon ou cidade e vai expandindo o mundo de acordo com a necessidade da campanha.

O DM vai acrescentando regiões, cidades e locais de interesse à medida que os PJs vão descobrindo o mundo e avançando na campanha. Isso deixa o trabalho do DM menos pesado, já que o mundo é desenvolvido passo a passo.

Onde achar

O World Builders Guidebook está disponível para download na internet e pode ser encontrado com uma busca rápida no google. É uma pena que só está disponível em inglês e sua tradução é muito pouco provável, já que foi lançado para Advanced Dungeons and Dragons.

É um suplemento interessante e que vale à pena mesmo para os DMs que não querem criar um mundo completo, servindo de fonte de idéias para enriquecer qualquer cenário.

Leave a comment